top of page
Isabel Litza

4 técnicas de UX essenciais para qualquer e-commerce

Assim como o design e a programação, o UX para ecommerce também evolui com o tempo. Por isso, é sempre bom ficar de olho nas tendências e acompanhar o mercado. Para você analisar a eficiência do UX da sua loja virtual, trouxemos 4 técnicas essenciais para o e-commerce.


Agilidade no carregamento da página

Evite incluir muitas informações no background do site. Claro, existem vários scripts importantes , como o de acompanhamento do Google Analytics, mas abusar da quantidade pode ser um tiro no pé.

O tempo médio que o usuário espera por uma página carregar é de no máximo 2 segundos. Passou disso, ele pula para a outra página. Por isso, não exagere no número de banners, não economize na hora de contratar um serviço de hospedagem e escolha com sabedoria os dados que você vai querer que sejam recolhidos. Quanto mais informações, maior será o tempo que o site levará para carregar.

Efetuar o cadastro usando as redes sociais ou e-mail

Um estudo realizado pelo WebHostingBuzz apontou que pelo menos 88% dos internautas dão preferência a lojas virtuais que utilizam o login social.

O consumidor atual gosta de agilidade, praticidade e odeia formulários. Obrigar ele a preencher um cadastro, faz com que as chances de abandono de carrinho só aumentem.

Teste A/B

O mercado atual não permite “achismos”. As informações são levantadas quase que instantaneamente, permitindo que decisões cada vez mais assertivas sejam tomadas. Se você tem dúvida de qual estratégia tomar, realize o teste A/B.

Ele permite que você crie páginas praticamente idênticas, trocando apenas alguns elementos-chave (como cor do botão e distribuição do layout). Assim, é possível moldar o seu site através da opção que estiver mais alinhada ao comportamento dos seus clientes.

Tenha um site responsivo

Os celulares já são considerados por muitos, uma extensão do corpo humano. Segundo um estudo do IBGE, cerca de 99,7% das pessoas recorrem ao aparelho mobile para acessar a internet. Seguindo essa tendência, os buscadores da internet, como o Google, tem priorizado em seus resultados páginas que sejam responsivas, ou seja, que funcionem corretamente tanto nos PC’s, quantos nos smartphones.


Então, para que a sua loja virtual proporcione uma melhor experiência ao usuário, faça com que ela esteja adaptada aos diferentes canais de acesso. Isso fará com que cada vez mais pessoas acessem o seu site, aumentando assim as vendas.


42 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page