As novas ondas de contágio do Corona vírus fizeram que diversas cidades fossem obrigadas a decretar lockdown. Isso fez com que pequenos varejistas encontrassem dificuldades para deixar as portas dos seus estabelecimentos abertas. Como uma alternativa de manter as vendas e salvar o seu negócio, muitas empresas migraram para o e-commerce.
Entretanto, se essa mudança for realizada sem um planejamento, alguns empresários podem ter as suas expectativas frustradas. Para evitar essa situação, criamos esse artigo com dicas de ouro para quem está começando a vender online. Vem com a gente!
1 - Cuide do seu site
Pense na loja virtual como uma extensão do varejo. Quando o cliente pisa na sua loja física, com certeza você quer que ele encontre um ambiente limpo, organizado e com bom atendimento, não é mesmo?
O ambiente online é semelhante, mas tem uma importante diferença: Não existem vendedores para ajudar o consumidor a tirar dúvidas. Se o internauta entrar no site e encontrar dificuldades (como layout bagunçado e navegabilidade ruim), as chances dele realizar uma compra, cai drasticamente.
2 - Dê atenção ao seu catálogo de produtos
O website é importante, pois é o cartão de visitas da sua loja, mas o que faz a diferença de verdade são os produtos que você vende nele. Planeje bem o catálogo, identificando quais itens servirão como “carro chefe” da sua loja.
Ofereça também os artigos do seu estoque no formato de combos. Isso faz com que a compra se torne vantajosa para o consumidor e aumenta o ticket médio da sua loja.
3 - Venda em marketplace
Podemos comparar essa plataforma como um grande Shopping Center. Nela, os produtos da sua loja "emprestam" a credibilidade do nome do player e são oferecidos aos clientes do marketplace.
Esses sites cobram uma comissão, que geralmente varia entre 8% e 20%, para prestar esse serviço aos lojistas.
4 - Pense nos ERP's que a sua loja vai utilizar
ERP's são os sistemas integrados de gestão empresarial que fazem o levantamento dos dados e processos das vendas na loja virtual.
Existem uma infinidade de opções no mercado, das mais diferentes funções. Por isso, pesquise quais você precisa para ajudar na hora de gerenciar a sua operação e escolha a que melhor cabe no seu orçamento.
5 - Descrição de produtos
Da mesma forma que o Google apresenta os melhores resultados quando fazemos uma pesquisa, as plataformas de vendas online fazem o mesmo processo quando buscamos um produto.
Por isso, descreva o seu produto de forma completa e coerente. Mostre os seus diferenciais, com palavras-chave que faz o cliente encontrar a sua loja mais facilmente.
6 - Google
Por falar em Google, mais de 50% dos acessos em lojas virtuais, são realizadas através dele. Então, use a plataforma para criar campanhas para aumentar as suas vendas.
7 - Redes Sociais
A melhor forma de se aproximar do seu público é estar onde ele está. Conte com as redes sociais para criar um bom relacionamento com o consumidor e melhorar os seus resultados.
8 - Aposte no Marketing
Quem não é visto, não é lembrado. Por isso, faça com que as pessoas conheçam a sua loja.
Avise os clientes quando a sua loja entrar em promoção ou mande uma mensagem para oferecer um cupom de desconto.
9 - Cuide da entrega
O momento mais importante da compra na internet é a entrega. Por isso, faça uma boa gestão dos seus envios.
Vender na internet não é nenhum bicho de sete cabeças. Com planejamento, dedicação e as ferramentas certas você vai alcançar o sucesso.
Fique sempre bem informado, assinando a nossa newsletter e acompanhando as nossas redes sociais.
Comments