No ambiente virtual, as imagens são imprescindíveis para que vendedores possam ter sucesso em marketplaces ou lojas virtuais. É a partir delas que os consumidores recebem informações e tiram as dúvidas que influenciam no poder de decisão de compra. Para aprofundarmos no assunto, conversamos com Carol Soares, fundadora do Foto.com e Diretora Executiva do movimento Mulheres do e-commerce.
Por onde começar?
Um bom planejamento pode ser a diferença entre ter um sucesso nas vendas ou ficar com os seus produtos “encalhados” nas plataformas de e-commerce. Ao mesmo que devemos pensar na forma que será feita a inserção do produto no marketplace ou loja virtual, precisamos dar a imagem o mesmo cuidado.
Imagine que você está caminhando por um shopping e vê uma loja com vitrine desorganizada, com roupas amassadas e manequins vestidos de forma descuidada. As chances de você comprar nela é muito pequena, não é mesmo? O e-commerce funciona mais ou menos parecido.
As imagens são como a vitrine da sua loja virtual. Se elas estiverem com péssima qualidade, ou em ângulos desfavoráveis, o seu cliente perderá o interesse na compra. Por isso, devemos caprichar com as fotos e informações, para não prejudicar o processo de jornada do consumidor.
Jornada do consumidor
Quando um internauta navega pela sua loja virtual, ou marketplace, ele passa por um processo que chamamos de “jornada do consumo”. Nela, o cliente passa por 4 etapas que partem do momento em que ele tem uma necessidade até o ponto ele realiza a compra. Vamos falar um pouco mais sobre elas:
1. Aprendizado e descoberta
É a sua marca fica consolidada na memória do cliente. A partir de ações de branding, o consumidor reconhece o seu negócio como autoridade em um determinado assunto (por exemplo, a SGPweb é vista pelo seu público como referência em sistema e gestão de postagens);
2. Reconhecimento do problema
Quando o cliente reconhece que tem um problema e precisa de um serviço ou produto para resolver a situação, ele começa a procurar empresas que podem ajudar. Nessa fase, o cliente descarta as que não são do seu interesse ou que não apresentam soluções para o problema (podemos utilizar como exemplo uma pessoa que precisa comprar um celular e começa a pesquisar as opções) ;
3. Consideração da Solução
Após encontrar empresas que atendem as necessidades causadas pelo problema, o consumidor começa a decidir qual apresentará a melhor solução. Por isso é a hora de estar disponível para tirar todas as dúvidas mais específicas (prosseguindo com o exemplo anterior, o cliente escolherá uma determinada categoria de smartphone e buscará qual fabricante tem o produto que se encaixa nas suas necessidades);
Decisão da compra
Após recolher todas as informações necessárias, o consumidor escolherá a opção que mais lhe agrada e finalizará a compra.
A importância das imagens na jornada do consumidor
Ao introduzir imagens na jornada, através de conteúdos esclarecedores (Como as características e especificações do produto, por exemplo), você chama atenção para a informação que você quer mostrar, de forma rápida e simplificada, gerando mais conversões na ferramenta de e-commerce.
Além disso, a imagem é tão importante quanto a descrição do produto. Somos bombardeados por conteúdos o tempo todo e isso faz com que o consumidor atual otimize o seu tempo ao máximo. Uma boa foto consegue transmitir a qualidade do seu produto, de forma concisa, em questão de instantes.
Posso economizar com fotos?
Um grande desafio para quem está começando a se aventurar no e-commerce, é o elevado custo da produção de fotos de alta qualidade dos seus produtos. Utilizar imagens com baixa resolução pode dificultar a análise de detalhes e especificações, além de causar uma má impressão em seus consumidores.
Podemos usar fotografias mais simples (e até mesmo “caseiras”), utilizando descrições mais elaboradas, porém é necessário tomar atenção para que elas não tirem o foco no produto. Um exemplo que podemos utilizar é a foto de um anel. Se houver uma paisagem que chame muita atenção, ele pode tirar o foco do produto e confundir o consumidor. O indicado é utilizar sempre um fundo branco para evitar esse problema.
Dicas para produzir conteúdo mais relevantes ao seu negócio:
A foto só do produto está caindo em desuso. Os fotógrafos atuais estão focando mais na empatia e no uso prático dos produtos. Caso a sua loja comercialize roupas, é indicado mostrar fotos com pessoas usando elas para dar uma melhor dimensão do produto ao consumidor;
Faça anúncios pensando nas necessidades do seu cliente. Se o seu público é idoso, uma fonte maior pode facilitar a leitura;
Facilite a vida do seu cliente. Cadastre os produtos com o máximo de informações suficientes para passar a mensagem de melhor fora.
Um pouco sobre o Mulheres no e-commerce
É um movimento sem fins lucrativos que foi criado para valorizar o empoderamento feminino e a sororidade no mercado das vendas online, além de ser utilizada como ferramenta de network para as empreendedoras que queiram comercializar seus produtos em marketplaces e lojas online. Atualmente, o movimento conta com mais de 3000 mulheres participantes ativas.
Quer conhecer um pouco mais sobre esse maravilhoso projeto? Siga @mulheresdoecommerce no instagram ou acesse o site https://mulheresnoecommerce.com.br/
Gostou de conhecer a importância das imagens no e-commerce? Esse assunto foi abordado na SGPweb Conference 2020, um evento que contou com grandes nomes do comércio eletrônico nacional e internacional. Perdeu a data? Não tem problema! Você pode conferir o evento completo em nosso canal do youtube, clicando aqui.
Comentários