No universo digital sabemos que algumas ações tendem a servir como fontes de informação para gestão estratégica. O marketing digital tem ajudado milhares de sellers a atuarem com bastante afinco no e-commerce a partir dos dados obtidos durante a experiência de consumo dos clientes. À medida que consumidores navegam pelo mercado digital o big data captura uma base de dados robusta que pode ser estrategicamente alocada na decisão e no direcionamento das estratégias de vendas.
O banco de dados de clientes pode ser caracterizado como todas as informações pertinentes ao comportamento de um consumidor específico, ou seja, o público alvo. Além disso, ele é responsável por capturar e armazenar informações sobre os fatos que permeiam a realidade desses consumidores, evitando que algumas decisões sejam tomadas baseadas em suposições. Quando se constitui uma base de dados é bem possível conhecer mais detalhes a respeito daquele perfil consumidor de modo que algumas ações de marketing possam ser desenvolvidas até de forma automatizada.
O setor de atendimento se beneficia, e muito, do banco de dados, pois ele contribui para o desenho do processo de vendas mais assertivo, desde a forma como abordar o cliente potencial, na maneira de como contornar objeções e, ao final, em como fechar a venda.
Um banco de dados pode ser constituído de diferentes fontes de informação, pois quanto maior a quantidade de coleta de dados ele realizar, melhor será a análise sobre o comportamento do cliente. Independentemente da origem dessas fontes, sejam elas através de formulários online ou das mídias sociais da empresa, o fundamental é que elas estejam concentradas em uma ferramenta só. Dessa forma, as informações poderão ser utilizadas mais ágeis e funcionalmente aos objetivos da marca. O acesso a esses dados precisam acontecer de maneira fácil, confiável e, essencialmente, devem estar protegidos. A captação deve acontecer automaticamente e ter uma capacidade de processamento que suporte possíveis escaladas mercadológicas.
Para que a sua empresa possa utilizar desse bem tão precioso que são as informações acerca do cliente, algumas ações devem ser tomadas para o sucesso e eficácia na construção dessa base de dados:
Todos os setores da empresa podem conter informações relevantes, portanto insira ferramentas para captação de informações de acordo com a configuração de cada setor.
Defina o propósito do seu banco de dados, para qual ou quais finalidades você está construindo essa base informacional? subsidiar decisões gerenciais? analisar as operações internas da sua empresa? vender mais? Ter a clareza sobre esses objetivos fará com que a configuração que captura esses dados esteja alinhada com o seu propósito.
E por fim, saiba como escolher os métodos adequados para coletar esses dados. As informações sobre os consumidores estão dispersas por todas as partes, e você poderá utilizar de diversos métodos para compor essa base: entrevistas, questionários, ferramentas digitais de web analytics ou social analytics.
O sistema de gestão de postagem SGPweb oferece uma gama informacional muito completa para o seu processo de vendas sobre as etapas de pré postagem e envio, saiba que ao analisar as informações dispostas você poderá aproveitar da automação proporcionada pelo sistema e realizar uma gestão logística mais eficiente.
Σχόλια