No último ano, as vendas online deslancharam. Devido a pandemia, estamos vivendo a era do e-commerce.
Segundo o E-commerce Brasil, apenas no primeiro semestre de 2020, foi contabilizado uma alta de 145% nas vendas online, comparado ao mesmo período de 2019.
As chances do seu negócio emplacar no ambiente virtual são grandes. Porém, apenas estar presente na internet hoje em dia não é o bastante, ações e diferenciais são necessários para vender mais no e-commerce.
Marketing Digital no E-commerce
O Marketing Digital já alcançou praticamente todos os mercados. Se você quer ter sucesso no ambiente digital, é preciso fazer com que o seu negócio ganhe maior visibilidade. Com o marketing digital, você pode aumentar o tráfego em sua loja virtual e, consequentemente, as suas vendas nela.
Conheça alguns benefícios de utilizar o marketing digital:
Alcance
A internet é um ambiente que está em constante crescimento no mundo todo. Como proprietário de um negócio online, os canais de marketing digital são uma das melhores alternativas para alcançar vários clientes ao mesmo tempo.
Segmentação
Com as campanhas de marketing digital, é possível definir exatamente o seu perfil de clientes potenciais.
É possível segmentar por gênero, idade, profissão, localização, entre outros.
Utilizar uma base que você já possui e criar um “público semelhante” é uma opção interessante também.
No Google Ads e Facebook Ads, por exemplo, sua base de 2 mil contatos pode ser expandida para milhares de possíveis clientes.
Competitividade
Sem criar e executar sua própria estratégia de Marketing, será difícil competir com qualquer outro negócio, levando em consideração que, o mundo de hoje é totalmente digital. Existe espaço para todos que tenham uma boa oferta.
Explicada a importância do Marketing Digital, vamos dar algumas dicas para que suas vendas aumentem…
Pensando nisso, neste conteúdo, vamos dar 7 dicas para fazer suas vendas alavancarem.
7 dicas para vender mais no E-commerce
1. Invista em SEO
Desenvolver uma boa estratégia de tráfego orgânico é essencial para o crescimento saudável do seu negócio, com isso, os custos com aquisição de clientes são reduzidos e também, o ROI (Retorno sobre Investimento) das suas ações de marketing digital cresce, impactando diretamente em outros indicadores, como por exemplo o ROAS (Retorno sobre investimento em mídia) e o CPA (custo por aquisição), dois dos indicadores mais observados por E-Commerces atualmente.
Buscadores são os canais que geram uma grande quantidade de tráfego e vendas para lojas virtuais, não deixe de investir.
2. Seja multicanal
Quem vende em apenas um lugar pode sofrer com alterações nas taxas de comissionamento ou até mesmo na interrupção das atividades de uma plataforma.
Por isso, crie lojas virtuais em diferentes marketplaces. Isso fará com que os seus produtos sejam apresentados a um número maior de consumidores.
3. Tenha um programa de fidelização
Todo vendedor quer fidelizar seu cliente, não é mesmo?! Para que isso aconteça, é preciso encantar o seu público de uma forma que ao precisar comprar novamente, sua loja seja a primeira opção.
Agregue a ideia de valor no seu consumidor, fazendo com que ele se sinta especial.
Alguns programas possíveis são:
Ganho de pontos em cada compra efetuada;
Frete grátis a partir de um determinado valor;
Condições especiais para consumidores frequentes.
4. Tenha um atendimento personalizado
O atendimento fornecido pelo seu e-commerce é essencial para transmitir segurança e também, tem extrema importância na experiência do cliente.
Garanta um bom atendimento disponibilizando canais de fácil acesso em que os consumidores consigam tirar suas dúvidas sobre os produtos e o processo de compra.
5. Avise os consumidores sobre produtos disponíveis
Adotar o recurso para informar ao comprador que um produto pesquisado está disponível é uma técnica que ajuda não só a aumentar as conversões mas também, melhora o relacionamento com o cliente.
Quando um produto não estiver disponível, você pode trocar o botão de compra por um “Avise-me quando chegar”.
6. Invista nas redes sociais
É preciso desenhar uma estratégia nas redes sociais e principalmente, entender os algoritmos de cada uma delas.
Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn são plataformas que querem entregar os conteúdos mais relevantes para o público, por isso, perfis que geram maior engajamento serão destacados.
Leve conteúdos relevantes para esses canais, pense em divulgar conteúdos sobre tudo que envolve o seu segmento e não apenas como um veículo para anúncios institucionais.
7. Aproveite as datas comemorativas
Dia dos Namorados, Dia das Mães e Natal são apenas algumas das várias oportunidades de vendas espalhadas durante o ano. São épocas que as pessoas estão propensas a comprar mais, por isso chamam a atenção.
Nessas épocas invista em: campanhas nas redes sociais, banners no seu site, anúncios pagos, e-mail marketing, tudo bem apelativo para o tema da data.
Não existe uma regra para vender mais, após conferir nossas dicas, veja o que mais faz sentido para o seu negócio e comece a aplicar.
E claro, o aumento das vendas gera mais trabalho e consequentemente menos tempo, nós aqui do SGPweb podemos te ajudar. Clique aqui e conheça o sistema que vai te dar maior controle na sua gestão de postagens.
Comments