Os marketplaces estão ganhando cada vez mais popularidade no Brasil. De 2017 para 2018, houve um crescimento de 90% no número de plataformas marketplace no Brasil, saltando de 7,4 para 14,2 mil, segundo pesquisa da Precifica. Muitos varejistas estão anunciando em marketplaces, seja por fortalecimento e visibilidade da marca, um maior fluxo de vedas, angariação de clientes novos, entre outros motivos. Se você não tiver um objetivo bem definido e uma estratégia que condiz com o objetivo sua operação dificilmente funcionará.
No Marketplace Conference 2019, Mayra Gianoni – gerente da Universidade B2W Marketplace, passou algumas estratégias que podem funcionar com você usuário de marketplace.
Aprendendo sempre
“O aprendizado é por onde você deve começar. Vender no marketplace não é a mesma coisa que vender em loja física nem em loja própria, pois o volume de vendas e de acessos é muito grande, mas é possível aprender” explica Gianoni.
Gestão e operação
“Você deve construir uma base sólida para atacar o mercado com mais confiança, que é gestão e operação, que suportar as vendas. Se não tiver operação de estoque, separação de itens etc, você terá problemas”, crava a especialista.
Logística
De acordo com Gianoni, “a logística bem implantada possibilita que reconheça as dificuldades, enquanto corre de norte a sul, sempre que necessário, se adaptando conforme a situação”.
Dica especial: ter um sistema que auxilie na gestão de envios, irá te dar uma maior rastreabilidade e informações que auxiliaram na construção da operação. Conheça o SGPweb – Seu sistema de gestão de postagens.
Marketplaces – Tática de Vendas + Análise de Dados
Se comparado com um time, a especialista explica que o volante é quem define todas as jogadas, sendo o coração do time. A posição fica a cargo da tática de vendas e da análise de dados, no caso dos marketplaces. “É o que equilibra a partida, define as jogadas que dão certo e o que podem ser melhorado”.
Integração
“Quando falamos de marketplace entendemos que não é vendido em um lugar só. O lojista está em mais de um marketplace, e para que consiga operar tudo de maneira mais saudável. Se precisar entrar em vários portais para fazer as vendas, será muito difícil”, aconselha”.
Marketplaces – Campanhas Promocionais
São essas estratégias promocionais nas negociações que beneficiam os sellers e os clientes do marketplace, segundo Gianoni. “Você precisa se destacar no marketplace. Também é importante entender o que funciona para cada uma das marcas onde você quer vender”.
Publicidade
A publicidade é a sua “carta na manga” que poderá ser o grande diferencial para suas ofertas e promoções, influenciando o público e fortalecendo o branding. “Precisa de publicidade, anúncios, mas sempre dentro da estratégia da marca”.
Marketplaces – Muitas batalhas virão
Se utilizar os passos acima com certeza terá um resultado diferenciado. Apesar do Black Friday estar chegando, essa não é a única data para se preocupar, ainda teremos feriados especiais como o Natal. Por este motivo você precisa estar preparado e com um planejamento das ações criado com antecedência.
Caso queira saber mais sobre como podemos ajudar a sua empresa. clique aqui e agende uma conversa com um de nossos especialistas!
Comments