Quem tem o seu próprio negócio, sabe que imprevistos podem surgir, inclusive no varejo digital. Por isso, é preciso ter resiliência para enfrentar os desafios do dia a dia.
Hoje, vamos contar a história da Fernanda, uma cliente SGPweb que superou dificuldades e potencializou os seus resultados, com a ajuda da Shopee.
Como tudo começou
A loja virtual de Fernanda atua no segmento de acessórios para celular, games e informática. Há 2 anos atrás, em 2019, ela só vendia em apenas duas plataformas e tinha em torno de 4 ou 5 contas nelas.
Entretanto, um item da sua loja virtual foi restringido, resultando no bloqueio e cancelamento de todas as contas que ela possuía na plataforma. De repente, o que ela vendia (cerca de 50 pacotes por dia), foi resumido a praticamente zero. “Eu tinha um bom volume de vendas. De uma hora para outra, fiquei sem respaldo nenhum”, comenta.
Isso causou estranheza, pois ela nunca teve problemas com os consumidores. Sua reputação na plataforma sempre foi excelente, pois tinha um retorno bem legal por parte dos clientes.
Ela comenta que, por não ter um motivo real para justificar o bloqueio, ela ficou decepcionada com a plataforma. “Fiquei bem desanimada, porque imagine: você vende uma certa quantidade de produtos por semana, conta com aquilo”.
Fernanda ainda aponta outras dificuldades que essa situação trouxe, pois ela também atua no varejo físico. “Você faz compras baseadas naquele número para a loja física também, pois um negócio complementa o outro. No fim, ficamos sem nada”.
Ela até chegou a voltar a vender com um novo cadastro, não com o volume de antes, pois a loja literalmente começou do zero. Entretanto, as contas foram novamente bloqueadas e isso fez com que o desânimo fosse ainda maior.
Encontrando uma solução
A situação se agravou ainda mais, pois ela começou a ter o mesmo problema no segundo canal de vendas. Após um tempo sem vender, Fernanda procurou a Márcia, consultora da AGF com quem tinha contrato.
Assim, foi sugerido que ela abrisse uma conta na Shopee. No começo, a comerciante não acreditava muito no canal, pois já estava desacreditada das vendas online. Contudo, ela decidiu tentar.
Nos primeiros dias no novo marketplace, foram poucas vendas (cerca de 1 ou 2 por dia). Aos poucos os números foram crescendo e, hoje, a loja virtual tem um faturamento bem superior do que nas plataformas anteriores, além de contar com um suporte bem superior.
“Quando a gente precisa falar com alguém, eles não só ajudam como se preocupam com a divulgação da sua loja. Sempre tem alguém ligando, sugerindo que você coloque produtos em promoção para chamar a atenção do público”, afirma Fernanda.
Como ela estava desanimada e desmotivada com as vendas online, a lojista comenta que fez a migração com aquela sensação de “vamos ver o que vai dar” e deu muito certo. Na Shopee Fernanda relata que se sente valorizada. “Se tenho um problema, recebo um retorno. Não atendida somente por mensagens gravadas”.
O que a motivou?
Como ela não conhecia a plataforma, o que motivou Fernanda foi as dicas da consultora Márcia. “Ela me falou que outros clientes dela estavam vendendo pela Shopee e que a plataforma era bem bacana. Que estava dando resultado”, aponta.
Outro fator que foi determinante para escolher a Shopee, foi a taxa de 0%. Hoje em dia, é cobrada a comissão, porém a empresária afirma que o valor nem se compara com a taxa de outras plataformas.
“Por eu saber que os marketplaces têm um resultado, mesmo eu estando desanimada eu confiei e me motivei pelo que a minha consultora falou. Fiz o cadastro e me surpreendi pela falta de burocracia que encontrei em outras plataformas, tudo deu certo e fluiu. Hoje, estamos em uma média de 100 vendas por dia”, finaliza Fernanda.
E aí. Gostou dessa história de superação que trouxemos especialmente para você? Conte para nós nos comentários!
Se quiser ter acesso a mais conteúdos exclusivos voltados para o e-commerce, assine a nossa newsletter!
Show, Ferramentas simples e objetiva😀