Quando o Facebook surgiu, em 2004, um novo mundo de oportunidades se abriu para os empreendedores. Grandes, médias e pequenas empresas enxergaram o potencial e colocaram ali o objetivo de manter uma boa presença na rede, para se aproximar do público-alvo.
Quem se propôs a fazer um trabalho constante e de qualidade percebeu o grande potencial da rede para os negócios. Além do fortalecimento da marca, até hoje podem perceber a força de uma boa estratégia de mídia.
Mas, com o surgimento de outras redes, plataformas e modelos de negócio, uma dúvida muito grande para quem está começando é se ainda vale a pena investir em mídia no Facebook.
Uma pesquisa divulgada recentemente no Relatório Global sobre a Situação das Pequenas Empresas mostra que as pequenas e médias empresas podem continuar otimistas com esse investimento e que as vendas continuam crescendo de oportunidades vindas da rede.
Presença ativa na rede gera mais vendas?
No relatório, fruto do estudo feito entre a parceria do Facebook, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e o Banco Mundial, foi observado que 47% das pequenas e médias empresas (PMEs) ativas na rede tiveram um quarto ou mais das vendas dos últimos meses feitas online.
Ou seja, 25% dos lucros dessas empresas nos últimos meses são atribuídos a boa presença online e sucesso nas vendas apenas com a ação ativa no Facebook.
Nesse cenário, em que a crise causada pelo coronavírus amedronta muitos empresários e novos empreendedores, surpreendentemente 43% deles se mostraram otimistas em relação ao futuro de suas empresas na pesquisa.
Ao todo, 30 mil líderes de empresas pequenas e médias de mais de 50 países foram entrevistados. Através dele, foi possível observar como eles enxergam a situação atual e o que esperam do futuro.
O que esperam as PMEs no Brasil?
O momento que estamos vivendo é difícil e pegou todos de surpresa. Por isso, um dos reflexos negativos foi a estabilidade de algumas empresas e o grande receio de queda no faturamento.
Por outro lado, quem conseguiu aproveitar as oportunidades de vendas online, conseguiu enxergar uma brecha para manter o sucesso nos negócios e até mesmo crescer com as vendas através de e-commerces e marketplaces.
Segundo o relatório, 47% das empresas pequenas e médias tiveram uma boa porcentagem das vendas do último mês fechadas através de transações online.
Outro dado interessante apresentados na pesquisa é de que 18% dos negócios que tiveram que fechar nesse período esperam recontratar os antigos funcionários com a reabertura. 52% das PMEs operacionais no Facebook acreditam que o fluxo de caixa será um desafio, mas que as vendas online são o caminho nos próximos meses.
Facebook também é marketplace
Além do espaço para as empresas compartilharem conteúdo, através de publicações para os seguidores, o Facebook é também marketplace.
Ou seja, através da plataforma é possível vender e comprar de qualquer região. Essa é uma forma atraente de pequenos e médios empreendedores conseguirem ampliar ainda mais as vendas, por anunciar em uma ferramenta que as pessoas costumam ter acesso diariamente.
Dessa forma, podemos perceber que mesmo com o desafio do momento, é possível pensar em estratégias de mídia e anúncio em marketplaces para conseguir ampliar o alcance ao público.
Saiba como vender mais! Participe do SGPweb Conference!
Comments